Workshop / Criação de Conteúdos para Fulldome e Ambientes Imersivos

Criar conteúdos para ecrãs fulldome e sistemas imersivos exige diferentes metodologias e conceptualizações e, por isso, novos desafios e formas de pensar e projetar. Propõe-se a realização de um workshop sobre vídeo, áudio, animação, vídeo projection mapping e VJing para ambientes imersivos, onde serão apresentados os conceitos introdutórios e ferramentas.

 

WORKSHOP

Criar conteúdos para ecrãs fulldome e sistemas imersivos exige diferentes metodologias e conceptualizações e, por isso, novos desafios e formas de pensar e projetar.

Propõe-se a realização de um workshop sobre vídeo, animação, áudio, vídeo projection mapping e VJing para ambientes imersivos, onde serão apresentados conceitos, metodologias e ferramentas introdutórias.

Como resultado imediato deste workshop introdutório será possível realizar pequenos exercícios exploratórios que poderão ser visualizados no ecrã fulldome do Planetário do Porto CCV.

  • Animação para espaços imersivos e motion design
  • Fulldome
  • Animação em tempo real, video projection mapping, VJing
  • Áudio imersivo
  • Jogos e interactividade
  • Storytelling

 

REQUISITOS

O formando deve levar um computador portátil.
É preferível que tenha algumas noções de desenho 3D.

 

NUMERUS CLAUSUS

15 a 20 formandos

 

CUSTO DO WORKSHOP

Estudantes U.Porto: 45€

Estudantes (fora da UP): 60€

Docentes / investigadores do perímetro alargado da U.Porto: 90€

Outros: 150€

 

INSCRIÇÕES

Até Terça-feira, 26 de Junho, 2018, às 17H00, através do formulário anexo.

As inscrições só serão válidas após o pagamento dentro deste mesmo prazo.

 

DATAS E LOCAL

27, 28 e 29 de Junho, 2018 no Planetário do Porto CCV

[20 horas distribuídos pelos 3 dias]

 

PROGRAMA

DIA 1
Qua, 27 de Junho, 2018
DIA 2
Qui, 28 de Junho, 2018
DIA 3
Sex, 29 de Junho, 2018
09:30 — 12:30

Alexandre Jacinto
Projectar para ambientes imersivos.
Motion design e storytelling para ambientes fulldome. Desenvolvimento de storyboard para experiência fulldome.

09:30 — 12:30

Pedro Zaz
Spherical Revolution: História da arte fulldome. Metodologia de produção e workflow dos United VJs.
Introdução ao áudio espacial.

09:30 — 12:30

Pedro Zaz
Apresentação e demonstração da Blendy 360° CAM para o Cinema 4D. Demonstração de criação de áudio para VR. Sessão prática.

Pausa para almoço

 

Pausa para almoço

 

Pausa para almoço

 

14:00 — 17:00

Tiago Pinho
Introdução e animação 3D para ambientes imersivos em Blender.

14:00 — 17:00

Tiago Pinho
Introdução e animação 3D para ambientes imersivos em Blender.

14:00 — 17:00

Alexandre Jacinto
FInalização dos exercícios propostos. Visualização das animações em ecrã fulldome.  

Apresentações dos testes e de outros conteúdos.

Extra-horário:
17:30 — 19:00

Debate
[aberto ao público / gratuito]

CRIAÇÃO PARA AMBIENTES IMERSIVOS EM PORTUGAL

Nuno Fonseca (Sound Particles), Pedro Zaz (United VJs), António Pedrosa (Navegar Fulldome Soft) e Rui Penha (FEUP / INESC TEC)

 

FORMADORES

Alexandre Jacinto (ESAD / I2ADS)

Licenciado em Design de Comunicação Visual pela ESAD em 1999. Designer e Animador 3D da Linha de Terra Lda até Outubro de 2003. Co-fundou e foi o Director Criativo da 3DSign Animação Audiovisual Lda. Como resultado de uma joint venture entre a 3DSign e LT-Studios, torna-se sócio desta última em 2008, assumindo funções de Art Director até Julho de 2009, altura em que passa a trabalhar como freelancer, especializando-se nas áreas de Motion Graphics e Animação. Conta com um vasto portfólio, que inclui a participação em cerca de 200 projectos nas áreas da visualização arquitectónica, animação 3D, pós-produção de imagem e VFX nos cargos de animador 2D/3D, designer e director artístico. Desde 2006 que acumula com a sua actividade profissional o cargo de docente na ESAD, lecionando as unidades curriculares de Atelier, Animação 3D e Motion Graphics.

Pedro ZAZ (AV artist at United VJs, co-creator of Blendy Dome VJ, VJ University e Fulldome UK)

Artista dos novos media, é VJ em fulldome, faz video mapping,  Áudio Espacial e performances visuais. É co-fundador dos United VJs, que se dedicam às artes digitais, e integram a plataforma de ensino, VJ University. É também um dos criadores dos softwares Blendy Dome VJ e Blendy 360 CAM para criação e projeção 360º.  Organiza e dirige o festival FULLDOME UK desde 2010.

Tiago Pinho (FBAUP/ I2ADS)

Licenciado em Artes Plásticas - Ramo Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto e Mestre em Ensino das Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Actualmente encontra-se a fazer o Doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É Professor Multimédia e freelancer em áreas como Fotografia, Vídeo e modelação/animação 3D.   

 

 

Iniciativa

Organização

Apoio

INSCRIÇÃO